A Fisioterapia Neurofuncional para a Síndrome de Down

Nos posts anteriores tratamos assuntos como as doenças de Parkinson e Alzheimer e como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar o paciente e de forma indireta os seus familiares e o seu dia a dia.

Nesse novo post, não trataremos de uma doença, mas sim uma condição genética, a Síndrome de Down, se você conhece alguma ou possui um familiar nessa condição, acompanhe o nosso artigo e veja como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudá-lo!

A síndrome de Down, conhecida antigamente e erroneamente como mongolismo, é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células do ser humano.

Pessoas com síndrome de Down podem estar sujeitos a uma maior incidência de doenças e é importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome. Não existe uma forma de prevenir ou evitar.

Se você é pai ou mãe de uma criança com síndrome de Down, deve ter em mente que o seu filho pode alcançar excelente desenvolvimento de suas capacidades pessoais e profissionais com apoio, carinho e ajuda de profissionais em determinadas circunstâncias.

Uma das características principais da síndrome e que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, é a hipotonia generalizada. Esta hipotonia é originada no sistema nervoso central e afeta toda a musculatura da criança, deixando-a mais “molinha”. Com o passar do tempo, a hipotonia tende a diminuir, porém estará presente por toda a vida, apresentando graus diferentes.

Mesmo com a hipotonia, a criança que nasce com síndrome de Down se desenvolverá como as outras crianças, porém de forma mais lenta. Ela irá controlar a cabeça, sentar, engatinhar, exceto se houver algum comprometimento além da síndrome. Mas quando ela começa a andar é necessário um trabalho com foco em ajudar no equilíbrio, coordenação dos movimentos e postura.

E como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar no tratamento da Síndrome de Down?

O indicado é que a Fisioterapia Neurofuncional seja feita logo após o nascimento da criança, para ajudar na estimulação precoce utilizando exercícios e objetos que ajudam a inibir a adoção de posturas anormais, promovendo a postura e movimentos corretos, além de estimular o Desenvolvimento Neuropsicomotor. É importante salientar que a síndrome pode ser constatada dentro da barriga da mãe, através do ultrassom e por isso quanto mais rápido a Fisioterapia atuar, maior será o ganho desta criança.

Começando o tratamento com a Fisioterapia desde o nascimento como citamos, por meios de técnicas de estimulação motora e sensorial, a criança terá condições para o seu desenvolvimento normal, quando a sua idade cronológica estiver o mais próximo da idade motora. Com o seu crescimento, ela ter outras possibilidades as quais contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e social.

No caso de crianças e adultos que não tenham tido acompanhamento da Fisioterapia Neurofuncional desde o nascimento, é preciso fazer uma avaliação individual para entender principalmente a relação entre a idade cronológica e a motora. Assim, será possível traçar o melhor tratamento, o qual estará focado nas falhas da evolução neuropsicomotora, com base também nas queixas da família e do paciente.

Se em sua família existe caso de síndrome de Down ou se você tem alguma dúvida entre em contato conosco pelo número 11 96038-5169 ou agende online a sua consulta através do nosso site: www.balancefisioterapia.com

Vamos juntos melhorar a qualidade de vida de quem precisa de nós.

Se você tem interesse em assuntos sobre fisioterapia, bem estar e qualidade de vida, continue acompanhando nosso blog e conheça nossas redes sociais: facebook e instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Fale com um de nossos especilistas e faça sua avaliação!