Se a criança tem idade suficiente para caminhar e ainda não o faz, não consegue pegar objetos com força e precisão, ou mesmo costuma mostrar-se inibido perante outras pessoas que se aproximam, provavelmente a criança sofre de um atraso neuropsicomotor.
O atraso neuropsicomotor vem sendo um dos motivos mais frequentes nas consultas de neuropediatria. No entanto, é importante ter em mente que a criança que apresenta sintomas de um atraso psicomotor é capaz sim de desenvolver todas as capacidades, porém o aprendizado será um pouco mais lento.
Qual pode ser a causa desse atraso psicomotor?
Ainda hoje não se conhece com exatidão e certeza todos os fatores que causam o atraso neuropsicomotor. Ainda assim, segundo especialistas, o atraso pode surgir devido a problemas: genético ou adquirido.
- Genético: Erros congênitos de metabolismo podem causar uma afetação motora ou cognitiva, além de alterações genéticas.
- Adquirido: Uma infecção interna, traumatismo ou mesmo problemas vasculares e que podem ter sido adquiridos antes, durante ou depois do parto.
Embora não seja possível na maioria dos casos prevenir ou evitar o atraso neuropsicomotor, detectar precocemente pode melhorar a qualidade de vida da criança afetada.
Quais são os sinais do atraso neuropsicomotor?
Quando as crianças não desenvolvem as habilidades dentro do período de tempo adequado ou o fazem com muita dificuldade, suspeita-se que ela tenha um atraso neuropsicomotor. Embora em alguns casos o atraso possa afetar apenas uma área, como pode acontecer com a fala, o andar ou as capacidades sociais, os pais devem estar atentos aos sinais abaixo.
- Bebês de 6 meses: Se a criança demonstra irritabilidade, utiliza apenas uma mão para brincar, demonstra pouco interesse pelo que o rodeia ou se sobressalta perante os ruídos de forma frequente.
- Bebês de 1 ano: Que não se deslocam sozinhos para nenhum lado ou ao menos dois metros de distância, leva à boca todo tipo de objeto ou baba durante grande parte do dia.
- Bebês de 2 anos: Apresenta grande hiperatividade, não consegue concentrar nas atividades que são indicadas e adequadas para a sua idade ou apresenta incapacidade de entender e entrar nas brincadeiras.
Caso a criança apresente algum desses sinais, é importante entrar em contato com especialistas para que seja realizado um diagnóstico e caso seja detectado o atraso neuropsicomotor, o tratamento especializado deve começar imediatamente.
Se em sua família existe caso de atraso neuropsicomotor ou se você tem alguma dúvida entre em contato conosco pelo número 11 96038-5169 ou agende online a sua consulta através do nosso site: www.balancefisioterapia.com
Vamos juntos melhorar a qualidade de vida de quem precisa de nós.
Se você tem interesse em assuntos sobre fisioterapia, bem estar e qualidade de vida, continue acompanhando nosso blog e conheça nossas redes sociais: facebook e instagram.