AVC e a Fisioterapia Neurofuncional

Nesse novo post, vamos falar sobre o AVC e como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar os pacientes que se encontram nessa situação.

Podemos definir o Acidente Vascular Cerebral (AVC) como o surgimento de um déficit neurológico súbito que é causado por um problema nos vasos sanguíneos do nosso Sistema Nervoso Central.

O AVC é ainda a principal causa de mortalidade em nosso País e em geral está relacionada a pessoas idosas, mas podendo ocorrer também em pessoas jovens, porém com casos menos comuns.

Com relação aos mais velhos, a hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, colesterol alto e problemas do coração são os principais fatores de risco para o AVC. Já nos jovens, uma série de doenças – muitas vezes raras – podem ser apontadas como possíveis causas do Acidente Vascular Cerebral, por exemplo:

• Infecções;
  • Tromboses;
  • Vasculites como o Lúpus.

Além disso, nas mulheres a associação de Métodos anticoncepcionais orais, como a pílula, com o cigarro pode se tornar um grande fator de risco para o AVC.

Como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar?

A Fisioterapia Neurofuncional tem como objetivo avaliar os déficits funcionais do paciente com AVC e através de exercícios específicos promover a melhora da força, coordenação motora e equilíbrio.

Quais são os objetivos do tratamento?

Após avaliar o paciente, é criado um cronograma com exercícios específicos que em geral tem como objetivo:

• Prevenir possíveis deformidades;
  • Melhorar as habilidades cognitivas e de memória;
  • Reintegrar o paciente na sociedade;
  • Prevenir possível instalação de doenças pulmonares ou qualquer outro tipo de intercorrência;
  • Prevenir o surgimento de deformidades;
  • Manter ou aumentar a amplitude dos movimentos;
  • Reduzir a espasticidade;
  • Estimular as atividades diárias, a alimentação, o retreinamento da bexiga e dos intestinos;
  • Aumentar a funcioalidade, independência e a qualidade de vida.

Os principais exercícios que a Fisioterapia Neurofuncional utiliza para pacientes com AVC são os que estimulam os movimentos funcionais de membros superiores e membros inferiores. E quando o paciente consegue ficar de pé, os exercícios devem ajudar no aprendizado motor e no equilíbrio para que o mesmo consiga andar sozinho.

Além dos exercícios, é muito importante que seja realizado alongamentos, para melhorar a amplitude dos movimentos, os exercícios respiratórios também devem ser realizados com foco em evitar o acúmulo de secreções, as quais podem levar à pneumonia, por exemplo.

Outros exercícios da Fisioterapia Neurofuncional que são importantes para o AVC são os que promovem a movimentação da escápula e a inserção gradual de equipamentos como halteres, pesos, bola, rampa e outros que ajudam na força.

Como falamos acima o tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado, respondendo às necessidades específicas de cada paciente, os quais podem mudar durante o tratamento.

Se em sua família existe caso de AVC ou se você tem alguma dúvida entre em contato conosco pelo número 11 96038-5169 ou agende online a sua consulta através do nosso site: www.balancefisioterapia.com

Não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook