No post anterior, te mostramos como o Pilates surgiu e qual era o objetivo de seu criador Joseph Pilates, quando desenvolveu os exercícios que compõem o método. Hoje vamos falar sobre os benefícios para pacientes neurológicos.
Já não é de hoje que o Pilates vem mostrando a sua importância quando utilizado por profissionais da saúde, como técnica de reabilitação. Os seus benefícios nas alterações posturais – escoliose, hérnia de disco, entre outros – já são bastantes reconhecidos. Mas atualmente, um destaque especial tem sido dado ao método, quando relacionado a reabilitação neurológica.
Doenças como de Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras são algumas patologias neurológicas que são beneficiadas pelo método. Pacientes que apresentam essas doenças, apresentam sequelas como alteração do equilíbrio, diminuição da flexibilidade, entre outros fatores que levam a diminuição da independência física, diminuindo consequentemente a qualidade de vida.
Com os exercícios do Pilates, os pacientes trabalham o equilíbrio, fortalecendo e alongando a musculatura, consequentemente aumentando a flexibilidade e a força muscular. A precisão dos movimentos é focada na qualidade, melhorando assim, o controle motor, a consciência corporal e a coordenação.
Além dos exercícios com foco na melhora da postura, controle e força. É importante que seja realizado, o trabalho da respiração, diminuindo assim as complicações respiratórias, o estresse, a ansiedade, melhorando a oxigenação cerebral. A aplicação do Pilates ainda pode prevenir ou retardar o surgimento de alterações nos sistemas neurológico e musculoesquelético, que podem levar a possíveis outras disfunções.
Os exercícios do Método devem ser prescritos após uma minuciosa avaliação for feita, onde será identificado qual é a necessidade e o objetivo definido, respeitando os níveis de aptidão e habilidade de cada paciente.
A interação entre o corpo e a mente que acontece durante a prática do Pilates, além de favorecer a saúde, ainda ajuda o paciente a perceber melhor o seu corpo, o tornando capaz de melhorar o seu desempenho durante as atividades cotidianas, com objetivo de conquistar novamente a sua autonomia e independência.
Se em sua família existe casos que podem ser ajudados pelo Pilates ou se você tem alguma dúvida entre em contato conosco pelo número 11 96038-5169 ou agende online a sua consulta através do nosso site: www.balancefisioterapia.com
Vamos juntos melhorar a qualidade de vida de quem precisa de nós.