Doença de Parkinson, você conhece?

O que é o Parkinson?

A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, ou seja, uma doença progressiva que acomete o cérebro. Células que são responsáveis por produzir a dopamina, que é um neurotransmissor (substância que ajuda a comunicação entre os neurônios), que age no envio de sinais para do cérebro que influenciam os movimentos e a coordenação motora são destruídas lenta e progressivamente. É uma das doenças mais comuns na terceira idade no mundo todo, atrás apenas do Alzheimer. É conhecida e caracterizada por tremores, lentidão, rigidez e falta de equilíbrio.

O que causa o Parkinson?

Apesar de ter sido descrita pela primeira vez em 1817, ainda não sabemos com certeza as causas do Parkinson. Pessoas que tenham casos na família tem uma chance pequena de desenvolver Parkinson mais precocemente e fatores ambientais tóxicos podem ser relacionados também, mas não temos uma causa fixa para a doença.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico será feito a partir de sintomas. Ainda não há nenhum exame específico que detecte a doença, mas podem ser realizados exames laboratoriais e de imagem para descartar outras doenças.

Quais são os sintomas?

Os sintomas na Doença de Parkinson são importantes para o diagnóstico da doença, lembrando que cada paciente pode apresentar mais ou menos sintomas e com o avançar da doença eles podem aumentar.

Tremor de repouso
⦁ Instabilidade Postural (falta de equilíbrio)
Lentidão dos Movimentos
⦁ Rigidez
Postura curvada
⦁ Constipação
⦁ Depressão

E os tratamentos, como funcionam?

Medicamentos

Os sintomas na maioria são causados pela falta da dopamina, os medicamentos vem com essa proposta e tem em sua maioria bons resultados (lembrando que é importante ter um zelo especial pelos horários e quantidades prescritos pelo médico).

Cirurgia

A Estimulação cerebral Profunda (DBS), é indicada concomitante ao tratamento medicamentoso e terapêutico e sua principal ação é na diminuição do tremor. Eletrodos são colocados em uma região profunda do cérebro e podem ou não ser indicados para alguns pacientes.[

Fisioterapia

A fisioterapia é fundamental no tratamento, tanto quanto os medicamentos. Auxilia na manutenção da força muscular e do alongamento, auxiliando na ação do medicamento. Também é importante para a manutenção da qualidade de vida e independência da pessoa com Parkinson.

Fonoaudiologia

Assim como no restante do corpo os músculos da fala e deglutição (ato de engolir) podem ser afetados e com isso um acompanhamento com uma fonoaudióloga é importantíssimo.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é necessária para que o paciente tenha, quando necessário, adaptação no seu ambiente seja para higiene pessoal, alimentação, entre outras atividades.

Quando devo começar a fisioterapia?

Ela deve ser iniciada imediatamente após o diagnóstico pois como já falamos ela poder será muito benéfica no seu caso, trazendo alívio a possíveis dores e melhorando sua qualidade de vida.

Dicas para conviver com o Parkinson

Realizar alongamentos diariamente

O alongamento auxilia na elasticidade desse músculo que tem tendência a ficar sempre contraído.

Realizar movimentos amplos

Abrir os braços bem longe como se fosse abraçar alguém, é um exemplo, para não realizar movimentos pequenos que favoreçam um padrão contraído.

Realizar exercícios aeróbicos diariamente

Além de ser muito benéfico para todos, o exercício aeróbico direcionado fará com que você tenha mais movimentação nessas articulações e músculos.

Tratamento fisioterapêutico

A fisioterapia é indispensável, juntamente com o tratamento medicamentoso, para que você tenha uma melhora no seu quadro rígido.