Espasticidade – O que é e como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar?

Como podemos observar nos posts anteriores, a Fisioterapia Neurofuncional tem um importante papel na vida dos pacientes de doenças com Esclerose Múltipla, AVC, que sofrem Lesão Medular entre outros casos. Hoje vamos entender sobre espasticidade e como a Fisioterapia Neurofuncional pode ajudar.

O que é espasticidade?

A espasticidade é uma alteração que ocorre no tônus muscular – rigidez do músculo – e pode ocorrer em doenças neurológicas, as quais provocam lesões de células do sistema nervoso, responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários.

As doenças neurológicas mais comuns que podem levar a espasticidade no paciente são:

• Paralisia cerebral;
  • Lesão medular;
  • Esclerose múltipla ou a lateral amiotrófica;
  • AVC;
  • Lesões cerebrais causadas por: falta de oxigênio, traumatismos físicos, hemorragia ou infecção.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar, podendo ser uma leve contração muscular ou mesmo uma deformidade grave, com permanente encurtamento muscular ou posturas anômalas.

A espasticidade pode ser dolorosa principalmente se leva a articulação a tomar uma posição anormal ou impede uma série de movimentos. Podendo aumentar o grau de dificuldade para realizar atividades como:

• Caminhar;
  • Pentear os cabelos;
  • Alimentar;
  • Trocar de roupa.

Qual o tratamento?

Existem vários tipos de tratamentos para a espasticidade, como por exemplo, as injeções de Botox que são aplicadas minimizando ou paralisando a hiperatividade muscular, tendo resultados mais efetivos em pessoas que apresentam espasticidade localizada.

Existem também medicamentos que relaxam a musculatura, podendo ser administrados oralmente ou por meio de bombas de infusão, que são inseridas no fluído medular, dependendo do grau de comprometimento muscular.

Um exemplo de medicamento é o Ziclague. Destinado para auxilia no tratamento nos estados de espasticidade muscular, ele relaxa a musculatura  – diminuindo o tônus muscular – de modo dose-dependente.

A Fisioterapia Neurofuncional tem papel muito importante no tratamento, já que com ela é possível promover o correto estiramento do músculo e pode prevenir os encurtamentos permanentes.

Ela deve ser iniciada o mais cedo possível para amenizar a espasticidade. A Fisioterapia Neurofuncional vem sendo uma grande aliada em relação a oferece funcionalidade e maior autonomia para o paciente. Além de promover ganho no desempenho para realizar as atividades diárias e capacidade de reinserir e participar da sociedade, diminuindo também consequentemente os quadros de depressão e ansiedade, que podem surgir perante o problema.

Se em sua família existe caso de Espasticidade ou se você tem alguma dúvida entre em contato conosco pelo número 11 96038-5169 ou agende online a sua consulta através do nosso site: www.balancefisioterapia.com