O equilíbrio e a doença de Parkinson

A Falta de equilíbrio é um grande problema para os pacientes com Doença de Parkinson. Esse é um dos problemas mais comuns dos pacientes que chegam para fazer fisioterapia. A pessoa com Parkinson pode ter dificuldade em caminhar por nossas calçadas (sabemos o quão esburacadas e instáveis elas são), de desviar de objetos, de ficar em pé e realizar uma tarefa simples do dia a dia, como escovar os dentes, e outras dificuldades relacionadas ao equilíbrio.

Junto com o tremor e a bradicinesia (fazer movimentos pequenos), a instabilidade postural, ou a falta de equilíbrio, é um dos sintomas clássicos do Parkinson.Como o Equilíbrio é prejudicado? Ele ocorre por alterações em alguns sistemas responsáveis pelo controle do equilíbrio, como:

Sistema Vestibular:
Localizado dentro do ouvido ele é quem controla e informa ao cérebro os movimentos e a posição da cabeça.

Sistema Visual:
Os olhos são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre o local que estamos.

Sistema Sensorial:
Nosso corpo manda para o cérebro constantemente informações sobre o que estamos sentindo na nossa pele, no caso do equilíbrio na sola do pé. E também sobre o movimento e o posicionamento dos nossos músculos e articulações.

Esses três sistemas informam ao cérebro tudo que está acontecendo no nosso corpo, e no ambiente que estamos para que ele consiga traduzir, interpretar essas informações e construir uma resposta, que será enviada para os músculos para manter o equilíbrio.

O equilíbrio na Doença de Parkinson pode ser afetado diretamente pela doença ou não. A maioria dos pacientes de Parkinson são pessoas idosas, e já apresentam alterações naturais da idade nos sistemas acima, e isso já ajuda para a piora do equilíbrio. O Parkinson afetará diretamente 2 componentes responsáveis pelo equilíbrio:

• A parte responsável por interpretar as informações sensoriais que chegam no cérebro e planejar como será o movimento para manter o equilíbrio.
  • A musculatura, que na doença de Parkinson apresenta rigidez, e favorece a posição curvada para frente.

A combinação desses dois componentes e a idade criam esse sintoma tão incapacitante da Doença de Parkinson.

Um dos problemas mais graves da falta de equilíbrio são as quedas, que podem ser responsáveis por fraturas (que na população idosa nunca é desejável pelas outras doenças que eles possuem). Além das fraturas, quedas podem trazer medo e insegurança no andar.

A fisioterapia é muito importante na manutenção do equilíbrio e na prevenção de quedas, por isso deve-se sempre consultar um profissional especializado para cuidar de você Dra. Nayara Sacramento A Dra. Nay é Fisioterapeuta Formada pela Universidade Paulista, Especializada em Fisioterapia Neurofuncional (UNIP), Especializanda em Acupuntura. Nossa Expert em Doença de Parkinson, AVC, Fisioterapia Neurofuncional e Acupuntura